Perguntas Frequentes


Quanto à abertura do gantry (tubo onde é realizado o exame) existem dois tipos de aparelhos de Ressonância Magnética: Aberta e Fechada.

A máquina aberta proporciona maior conforto para pacientes que possuem claustrofobia, porém, pela sua arquitetura, tem capacidade limitada de realização de exames e qualidade de imagem. As máquinas fechadas possuem maior velocidade e resolução de imagens, contudo, podem causar incômodo em pacientes que tenham aversão a lugares fechados.

Não. A Ressonância Magnética utiliza alto campo magnético para obtenção das imagens, método diferente dos exames de Raio-X e Tomografia, estes sim são realizados utilizando radiação ionizante.

Sim, é seguro. Como toda medicação, pode apresentar reações adversas, porém, a incidência destes eventos é baixíssima e, quando ocorrem, normalmente são reações alérgicas consideradas leves ou de baixa gravidade.

Alguns aparelhos podem provocar interferências que impedem a realização do exame. Apenas verificando in loco podemos nos certificar sobre a possibilidade de realização sem comprometimento das imagens.

Não é recomendado realizar a Ressonância com menos de 90 dias de gravidez. Em caso de dúvida, consulte seu Ginecologista / Obstetra.

A duração de cada exame varia de acordo com a região do corpo a ser estudada, a suspeita diagnóstica e a colaboração do paciente durante a realização, pois, cada movimento no momento da execução das sequências pode atrapalhar a aquisição das imagens, provocando a repetição de toda a sequência.

O contraste é um medicamento utilizado única e exclusivamente para realçar imagens durante a realização do exame. Com ele é possível a melhor definição de lesões inflamatórias, tumorais, císticas etc. Sua utilização é prescrita pelo Radiologista, em conformidade com os protocolos definidos pela Multimagem, atendendo ao que é preconizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e principais institutos que tratam do assunto no mundo.

Sim. Desde que ao final da realização do exame o paciente sinta-se bem, não há qualquer restrição ou limitação.

Pode, porém, recomendamos que no horário do exame o cabelo esteja seco.

É prudente que o paciente sempre venha acompanhado para realizar qualquer exame, porém, para os que necessitam de sedação (Biópsias de Próstata, Ressonância Magnética de Próstata com bobina) é indispensável a presença de um acompanhante que tenha plena condição de conduzir o paciente até sua residência.

É possível que ocorram atrasos na realização dos exames, principalmente nos de Ressonância Magnética.

Estes exames são realizados através de técnicas de aquisição de imagens, divididas em sequências específicas para cada região a ser estudada. Há diversos fatores que influenciam em sua realização, prolongando sua duração e, consequentemente, causando atraso no exame seguinte.

Os principais fatores são:
- Necessidade de inclusão de sequências extras, para identificação de alguma lesão / patologia e estudo mais aprofundado;
- Necessidade de repetição de sequências, em virtude do paciente não conseguir permanecer imóvel durante sua execução, comprometendo a qualidade das imagens daquela sequência. Estatisticamente, este é o principal fator gerador de prolongamento de exames, pois, havendo algum movimento que prejudique uma sequência, toda ela precisa ser repetida. É por isto que a cada nova sequência nossa equipe de Operadores e Técnicos orienta nossos pacientes a permanecerem imóveis e controlarem sua respiração e deglutição de acordo com a especificidade daquele momento do exame.

Não. Não há nenhuma correlação entre utilização de contraste e aumento de sonolência.

“É direito do paciente ter um atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde.”

Conheça os direitos do paciente AQUI

Entre em contato