A principal indicação para o estudo radiológico das vias lacrimais é descobrir os motivos do lacrimejamento involuntário e contínuo, normalmente causado por obstrução nas vias lacrimais.
Esse lacrimejamento excessivo pode ser causado por produção excessiva de lágrimas ou por problemas na drenagem das lágrimas secundárias, por obstrução parcial ou completa do sistema lacrimal. Existem, porém, outras causas como pequenas bolsas, canais patológicos, obstrução por cirurgia, etc.
O estudo por imagem das vias lacrimais permite saber o que está causando a obstrução e tratar o problema evitando possíveis complicações. Ele é um exame fundamental para dar informações seguras se existe indicação de cirurgia e qual técnica será usada.
Na dacriocistotomografia é possível verificar canalículos lacrimais, local da obstrução, dilatação das vias lacrimais, fístulas (canais patológicos), cálculos lacrimais e verificação de um número maior de estruturas vizinhas (ossos e outros tecidos próximos como vasos) que a dacriocistografia.
A dacriocistotomografia computadorizada é importantíssima para diagnóstico de obstruções de vias lacrimais decorrentes de doenças nasais, fraturas no rosto e tumores na mesma região. Ela permite a criação de imagens em três dimensões dando ao médico uma melhor possibilidade de avaliação do paciente.
Instruções para Dacriocistotomografia
• Este exame é contraindicado para mulheres grávidas em qualquer estágio da gestação.
• Manter-se na posição orientada pela equipe, de preferência imóvel durante o tempo do exame, respirando tranquilamente.
Cuidados
• Pacientes com relato de alergias ou asma devem informar na marcação para que a enfermeira faça contato prévio ao exame e repasse conduta diferenciada, caso necessário.
Orientações gerais
• Chegar com 30min de antecedência, trazer pedido médico original, documento de identificação com foto, carteira do convênio, trazer exames anteriores.